Uma dúvida que muita gente possui ao começar a nadar no mar é a roupa para essa prática. Além da touca e dos óculos de natação, a roupa de borracha é extremamente indicada para fazer uma travessia em águas abertas.
Mas por que esse tipo de roupa? E ainda, qual a mais indicada para mim? Essas são algumas perguntas que podem estar pairando em sua cabeça. Então segue no texto que eu vou explicar os motivos para usar a roupa de borracha e como escolher a melhor para você treinar em águas abertas!
Por que usar?
O grande motivo para se usar as roupas de borracha — também conhecidas como Neoprene ou wetsuit — é a proteção contra as baixas temperaturas do mar. Esse tipo de tecido tem a capacidade de manter o corpo aquecido, apesar do contato direto com a água, impedindo com que o atleta tenha uma hipotermia durante sua travessia.
Apesar de terem sido criadas primeiramente para surfistas e mergulhadores, há uma diferença na roupa de borracha dos nadadores de águas abertas. Para os praticantes da natação no mar, essas roupas são mais lisas e com menor capacidade de absorção. Isso facilita a flutuação do atleta e auxilia na performance do nado, já que o traje irá diminuir a resistência da água com o corpo, além de não pesar.
Qual escolher?
Como o grande diferencial das roupas de borracha para natação em águas abertas é a proteção térmica, um dos principais pontos a se observar ao comprar é a espessura do traje. Quanto mais espesso, maior será a proteção contra baixas temperaturas.
Aqui no Brasil, no entanto, são poucas as vezes em que as provas e treinos são realizados em um inverno rigoroso, o que faz com que o mar não fique tão gelado. Por isso, de acordo com os fabricantes, a maior espessura recomendada é de 3/2 mm, principalmente no Sul do país. Para as outras regiões, a de 2 mm é suficiente.
Outro ponto importante para se observar é o ajuste do traje ao corpo. O ideal é que ele esteja justo, para que não entre água e não aumente o peso do seu movimento. É importante destacar que, apesar de justo, a roupa de borracha não pode estar desconfortável. Se estiver extremamente apertada, pode dificultar a respiração e o movimento corporal, aumentando a exaustão.
Em relação aos modelos, a grande diferença é a presença (ou não) das mangas e pernas. As que possuem têm a vantagem de proteger ainda mais contra as temperaturas baixas do mar. Assim, quem sente mais frio pode ficar um pouco mais quentinho. Por outro lado, as que não possuem têm um pouco mais de mobilidade, o que permite um movimento mais fluido.
Agora que você já sabe como escolher a sua roupa de borracha para fazer natação em águas abertas, que tal participar da Travessia Poliana Okimoto? Vamos agitar a praia de Bora Bora, em São Sebastião. Espero vocês lá!