Poliana Okimoto

Qual o recorde mundial da maratona aquática?

Pessoas preparando-se para uma maratona aquática. Recorde?

Será que ele existe?

Se tem uma coisa que todo nadador pensa é em abaixar seu tempo, mas será que o tempo é realmente relevante nas provas de águas abertas?

Você que é nadador de águas abertas ou um apaixonado pela modalidade já percebeu que as condições climáticas e efeitos da natureza interferem diretamente em uma prova travessias aquáticas. Nadar no mar, em um dia ensolarado, sem vento, sem corrente é totalmente diferente de nadar no rio, com corrente e vento contra.

Então a resposta para a pergunta do post é: não. Não existe um recorde mundial para a maratona aquática. Mas algumas provas amadoras, no intuito de motivar e reconhecer os feitos dos atletas colocam um recorde para a prova. Como por exemplo, na mais famosa delas que é o Canal da Mancha (33km). O
recorde do canal é do Australiano Trent Grimsey com o tempo de 6h55m, mas dependendo das condições, esta é uma prova que pode chegar a mais de 20 horas nadando!!!

Outra prova que vem aumentando sua popularidade entre os brasileiros é o Desafio Leme ao Pontal, são 36km que podem ser nadados na categoria solo com ou sem roupa de borracha, e na categoria revezamentos. Os recordistas desta prova são Glauco Rangel, no masculino sem roupa de borracha, com o tempo de 7h13m e no feminino Betina Lorcheitter com o tempo de 8h54m. Até hoje foram 39 travessias realizadas no Solo sem roupa de borracha, dentre os atletas que completaram o desafio, me chamou a atenção uma mesma atleta ter feito o trajeto 3 vezes, em datas diferentes.

Catarina Almeida Porfirio, fez os 36k em janeiro de 2019 em 10h14m, em outubro do mesmo ano fez em 13h18m, ou seja, pouco mais de 3 horas de diferença, e depois nadou em 2022 para o tempo de 21h06. Mais uma vez se prova que é impossível mensurar tempo quando estamos totalmente expostos as condições de clima e diversidades do mar.

Um dos requisitos básicos para que se estabeleça um recorde mundial oficialmente é que sejam oferecidas as mesmas condições e oportunidades a todos os atletas. E como sabemos, essa é uma missão impossível quando se trata de natureza.

Continuando a usar, você concorda que polianaokimoto.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.