Poliana Okimoto

Como escolher o seu óculos de natação

Homem ajustando seu óculos de natação

Há pouco tempo, trouxe aqui pro blog um texto falando sobre como escolher a sua roupa de borracha para treinos e provas de natação em águas abertas. Outro acessório que é tão importante quanto são os óculos de natação. Não somente para enxergar embaixo da água, ele tem a função de proteger seus olhos do contato com o mar. 

Mas o processo de escolha vai muito além de achar mais bonito ou não. Cada um dos modelos de óculos de natação possuem uma característica específica, trazendo diferentes benefícios. Continue no texto para conhecer mais e encontrar o melhor para sua travessia no mar.

Tamanho 

A principal característica a ser levada em conta na hora de escolher um óculos de natação é o tamanho dele. Como um dos principais intuitos desse acessório é o de proteger e evitar o contato da água com os olhos, é importante que ele seja bem fixo e vedado no rosto do nadador. 

Uma forma de testar se o tamanho é bom é testando a sucção das ventosas do óculos. Se ele mantiver em seu rosto sem colocar as tiras em volta da cabeça, é porque é uma boa opção! 

Estilo de natação

Outro fator importante a se analisar quando for comprar um óculos de natação é, na verdade, uma pergunta para si mesmo: “Qual o meu estilo de natação?”. Seja você um nadador ocasional, regular ou intensivo, existe um modelo específico para esse tipo de natação em águas abertas. 

Outra forma de ver qual o melhor tipo de óculos é de acordo com o intuito que você está nadando. Se você está apenas iniciando ou está fazendo por lazer, é possível comprar com preços mais acessíveis, com menos detalhes e material de menor qualidade. Entretanto, se já está nos treinamentos ou nas competições, é indicado que se invista um pouco mais nesse acessório, para que seja mais resistente e com mais atributos. 

Para aqueles que já estão em maratonas aquáticas ou provas de águas abertas, é ideal que, além da resistência e durabilidade, procure por um óculos que te permita ter uma visão periférica mais ampla, justamente para entender o que está acontecendo ao seu redor na água. 

Lentes

Talvez o que seja mais diferente entre os modelos de óculos de natação sejam os tipos de lentes. Cada um dos modelos existentes no mercado possui uma característica que pode beneficiar ou, ainda, atrapalhar a performance do seu nado. 

Dentre as opções para travessias em águas abertas, podem se destacar três tipos de lentes: a fumê, ou espelhada e a polarizada. Elas são indicadas pois possuem a característica de diminuição de incidência luminosa, ideal para águas abertas. 

A fumê possui uma lente escura e, por conta disso, não permite a entrada de muita luz; a espelhada reflete a luz solar; e a polarizada evita a entrada do reflexo do sol, além de proteger dos raios UVA e UVB. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os modelos de óculos e as minhas indicações de quais os tipos de se usar, vista-o e se prepare para utilizar na Travessia Poliana Okimoto. Vai ser dia 04 de dezembro, em Bora Bora! 

Continuando a usar, você concorda que polianaokimoto.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.