Fala galera,
Agora que vocês já sabem como foi minha iniciação nas aguas abertas, vamos ao que interessa, certo?
Este texto é para aqueles que gostariam de começar a nadar no mar, seja para participar de provas de maratonas aquáticas, seja para poder fazer uma prova de triathlon.
Então o primeiro passo pode até parecer óbvio, mas não é! O treino é fundamental para você se sentir seguro no mar.
Muitas pessoas aprendem a nadar tarde, e podem não apresentar a mesma destreza de jovens nadadores, mas isso não é um impeditivo para começar. Todo mundo pode aprender a nadar, seja em qual idade for. E se sua intenção é fazer uma travessia aquática, você vai precisar de treino.
Mas Poli, como saber se estou apto a participar de uma prova de aguas abertas ou uma prova de triathlon?
Durante os treinos você deve conseguir fazer pelo menos o dobro da metragem que fará na prova, sem precisar parar para descansar. Ou seja, se você fará uma prova de 1000m, precisa conseguir nadar pelo menos 2.000m direto, na piscina. Além disso sempre comece com uma prova curta.
Na Travessia Poliana Okimoto, temos uma prova de 500m, idealizada especialmente para quem esta iniciando nas provas de águas abertas, seja criança ou adultos. Nesta prova especificamente, o atleta pode levar um acompanhante para dar apoio e mais segurança.
Faça testes, nade em piscinas mais profundas e melhore sua capacidade cardiorrespiratória. Exercícios de musculação/ fortalecimento e boa alimentação também ajudam na sua rápida melhora nos treinos e consequentemente na sua iniciação nas maratonas aquáticas.
Bora começar hoje, tenho certeza que você não vai se arrepender.
Beijos da Poli