Guia para você começar a nadar em águas abertas

Guia para você começar a nadar em águas abertas

Você sabia que as provas de águas abertas têm crescido tanto pelo mundo que foi esse um dos motivos da modalidade se tornar olímpica? A 1˚ edição foi nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, no qual participei e cheguei na 7˚ colocação. De lá para cá a modalidade ganhou novos adeptos e as provas amadoras aumentaram em número de participantes e em número de provas ao ano.

Pensando nisso fiz aqui um guia com algumas dicas para você que está começando do zero e quer nadar uma prova de águas abertas.



Treino adequado

Pode não ser o maior segredo de todos, mas treino é fundamental, e treinar com foco específico para nadar uma prova de águas abertas. Se você é principiante o foco do seu treino deve ser na técnica e condicionamento físico, já que no mar você não poderá parar no meio da prova, não tem raias e nem borda de piscina para você se apoiar, então invista seu tempo em um bom treinamento.

Travessia de Águas Abertas

Equipamentos

Sempre me perguntam se é necessário comprar todos os equipamentos de natação para os treinos. Com minha assessoria esportiva, usamos em praticamente todos os treinos o palmar, pé de pato, prancha, pullboy, paraquedas e snorkel. Ou seja, sim, é necessário ter todos os equipamentos para haver melhora nos treinos, técnica e performance. Se você vai começar a treinar agora e nunca usou nada, comece pelo palmar e pé de pato. O palmar vai ajudar a melhorar a força e puxada da braçada e o pé de pato irá te dar mais conforto e flutuabilidade para você conseguir treinar mais volume e intensidade, melhorando assim seu condicionamento.



Traje

Existem tantas variações de trajes de treino e competição que fica difícil indicar apenas um. Para as mulheres, o maiô de alças finas seria minha sugestão, mas muitas mulheres ainda preferem praticar outros esportes por vergonha da exposição do corpo que tem na natação. Então neste caso indico começar pelos maiôs tipo “macaquinho” que são de bermudinha e mais fechados nas costas. Para os homens também existem essas duas variações: a sunga tradicional e a bermuda.

O traje de competição pode ser o mesmo do traje de treino, ou se você está procurando performance você poderá investir nos modelos tecnológicos, que trazem flutuabilidade e menor atrito com a água.



Qual distância escolher?

Seja você um bom nadador ou um principiante, eu sugiro escolher provas curtas para começar sua jornada nas águas abertas. Enfrentar o mar pode ser desafiador mesmo para os mais experientes, então se for sua primeira participação em aguas abertas, escolha uma distancia curta e se possível, leve um acompanhante do seu lado.



Óculos adequado

A escolha do modelo e lentes dos óculos que você ira nadar a prova é fundamental para te trazer segurança e conforto. Quando for comprar seus óculos, lembre-se:

Lentes espelhadas é para dias ensolarados, lentes coloridas para dias nublados ou com chuva e lentes transparentes apenas para ambientes fechados.



O que fazer se o medo bater

Sentir medo é muito normal e ele acompanha a grande maioria dos nadadores em provas de travessias aquáticas. Para te ajudar a tirar o foco de pensamentos negativos, você pode definir metas rápidas como se concentrar em chegar até a próxima boia, ou focar os pensamentos nas próximas 20 braçadas, ou ainda tentar nadar rápido até a pessoa que está a sua frente. Desta forma, você vai deixar de pensar no que te causa medo, vai relaxar e curtir a experiência.

1 thoughts on “Guia para você começar a nadar em águas abertas

  1. Pingback: 5 motivos para nadar a TPO em São Paulo

Comentários não permitidos.

Continuando a usar, você concorda que polianaokimoto.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.