3 dicas para melhorar seu desempenho nos treinos

Fala galera, o post de hoje vai pra você que treina- treina e não vê resultado. O que será que estou fazendo de errado? Vem comigo que vou te dar 3 dicas para melhorar seus treinos e fazer você nadar melhor e mais rápido.

Primeira dica, não falte nos treinos.

A rotina e constância é o que te fará ganhar condicionamento e se adaptar ao meio liquido. Você deve perceber que quando fica muito tempo sem nadar e volta, parece que seus braços passam reto na água, sem puxar nada de agua, você parece não sair do lugar mesmo fazendo um esforço tremendo. Isso é comum, inclusive os atleta de alto rendimento tem essa sensação de falta de aptidão ao retornarem aos treinos. E a única coisa que ajuda a melhorar essa sensação, adivinhem: é a constância nos treinos. Desta forma seu corpo se acostuma ao meio liquido, os músculos trabalhados ficam mais tonificados e adaptados aquele movimento e seus músculos abdominais e do core se desenvolvem, dando mais sustentabilidade no seu corpo. Desta forma você começa a puxar mais água, se sentir mais leve, e nadar mais rápido.

Segunda dica, invista na força muscular.

Você pode mesclar exercícios de musculação para melhora de força e massa muscular, junto com exercícios de força aplicada ao nado. Na musculação sempre procurar trabalhar com exercícios combinados, tentar fugir do tradicional para que no mesmo exercício você consiga trabalhar o corpo de uma forma conjunta. Fale com seu treinador, ele saberá te orientar. E não se esqueça que pode também fazer exercícios de força dentro da água, utilizando materiais como o paraquedas, palmar, pé de pato.

Terceira dica, aposte na técnica.

Seu nado não precisa ser bonito, mas precisa ser eficiente. Nem sempre o nado bonito é eficiente, e vice versa. Sei o quanto é chato fazer educativos, muitas vezes parece que o professor só esta enchendo linguiça no treino, mas não é verdade!!! O educativo é importantíssimo e deve ser feito em todos os treinos, e claro, você deve executá-lo concentrado, para corrigir possíveis falhas na sua técnica. Se puder, invista em uma análise biomecânica do seu nado. Nessas análises, o profissional detecta os principais “erros” na sua técnica, te passa os educativos para te ajudar a corrigi-los e te mostra exemplos de técnica ideais para cada tipo de falha que ele encontrar na sua técnica. 

Gostaram das dicas? No próximo post, teremos um convidado mais que especial para falar um pouco sobre “Treinamento para nadar uma prova de 10km”.

Continuando a usar, você concorda que polianaokimoto.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.