Poliana Okimoto

Cinetose ao nadar: como não enjoar no mar?

Não ter cinetose no mar é uma questão de treino

Muitas pessoas já me relataram que têm uma grande dificuldade para começar a nadar no mar: começar a sentir náuseas pelo movimento das ondas e parar por conta disso. Mas você sabe o porquê de se sentir assim? 

Na verdade, essa sensação de enjoo na natação em águas abertas é chamada de cinetose, e tem como principal causa a movimentação das ondas em um ritmo diferente da que você está se movimentando. Para saber como lidar com isso e conseguir treinar e fazer provas de natação no mar, continue no texto que eu trago algumas dicas! 

Cinetose marítima 

A cinetose geral, ou enjoo por movimento, acontece quando a pessoa está passivamente em movimento, ou seja, a pessoa está parada e, por conta do movimento de veículos, como carros, aviões, ônibus ou barcos, acabam passando mal. Quem nunca esteve em uma viagem e começou a se sentir mal por conta desse movimento? 

Os principais sintomas da cinetose são, além da náusea, vômito, tontura e palidez, podendo chegar à perda de equilíbrio e desorientação.

Apesar de estar em movimento, a cinetose ao nadar no mar tem alguns motivos diferentes da mais comum. A própria ondulação natural do mar, além do contato da água fria com os ouvidos e não possuir uma linha de orientação a seguir com o nado podem explicar a sensação de náusea durante essa atividade. 

Esse enjoo está relacionado, principalmente, com um conflito de informações entre o que se está vendo e a sua própria movimentação. E esse conflito tem tudo a ver com alguns mecanismos do corpo humano: a visão, a propriocepção (percepção espacial) e o ouvido interno. Se um ou mais desses três mecanismos enviam informações desconexas ao cérebro, ocorre a cinetose. 

Ao estar em um ambiente sem orientação definida e com movimentação irregular, a noção de espaço e a visão podem ficar prejudicadas, o que gera as náuseas. Já em relação ao contato dos ouvidos com a água fria, é preciso explicar um pouco mais. 

O labirinto — uma estrutura do ouvido — possui alguns líquidos que regulam o equilíbrio e fazem o corpo entender que a cabeça está girando. Quando a água gelada entra em contato com o ouvido, esses líquidos se movimentam, dando a sensação de que a cabeça está se movendo em um movimento diferente do que está acontecendo.

Como evitar o enjoo no mar?

Indo de trás pra frente, uma ótima opção para prevenir a cinetose ao nadar no mar é utilizar tampões de cera nos ouvidos. Esse instrumento não vai deixar com que a água entre nos ouvidos e atrapalhe seus treinos e provas. 

Além disso, uma opção para facilitar a sua navegação no nado em alto mar e impedir com que a náusea aconteça é tentar fixar um ponto no horizonte e focar nele durante sua respiração. Assim, você saberá se localizar a todo instante e não terá maiores problemas. 

Outras dicas que podem te ajudar a não sentir náuseas durante a natação — na verdade, durante qualquer exercício físico — estão relacionadas à alimentação, hidratação e hábitos no pré-treino ou prova. Evitar comidas gordurosas, bebidas alcoólicas, cafeína e o consumo de cigarros são alguns cuidados que você pode ter para não sentir enjoos. 

Caso haja uma recorrência nesses sintomas, o mais indicado sempre é passar com um médico, para que ele te dê a indicação correta do que fazer. O tratamento medicamentoso da cinetose costuma ser feito com remédios anti-histamínicos voltados para vertigem, como a difenidramina. 

Agora que você sabe como prevenir a sensação de náusea quando nadar, que tal colocar esses ensinamentos em prática? A Travessia Poliana Okimoto é a melhor opção para você testar sua resistência. E pode ficar tranquilo, pois caso algo de saúde aconteça com você, uma equipe médica estará sempre de alerta para te atender! 

Continuando a usar, você concorda que polianaokimoto.com.br pode armazenar cookies em seu dispositivo e divulgar informações de acordo com nossa Política de Cookies.