Fala galera, uma das perguntas que mais recebo aqui é se já ví algum animal marinho por essas andanças pelo mundo das águas abertas.
E a resposta é sim, já encontrei muitos bichos por aí, mas calma, nenhum perigoso a ponto de ter a prova interrompida.
Nas provas de travessias aquáticas estamos lidando diretamente com a natureza e seus desafios, nadando literalmente na casa de milhares de seres marinhos, então é claro, que vez ou outra encontramos algum pelo caminho.
Já nadei com pinguins na Austrália, a prova foi na cidade de Melbourne, em um campeonato mundial, e sim, a água estava gélida, em torno dos 17˚ graus. Ainda na Austrália nadamos com água- vivas do tipo medusa essa foi um pouco aterrorizante e muita gente abandonou a prova por conta de queimaduras. Hoje em dia existe um protetor solar que funciona como uma espécie de repelente para água vivas, foi desenvolvido em Israel, que pode ajudar nesses casos. O nome dele é “Safe Sea”, e já vende nas farmácias do Brasil.
Também já encontrei arraias, peixe baiacu (venenoso), nadei em provas que se conseguia ver e até tocar no corais, vi cobra do mar, e muita diversidade de peixes.
O animal marinho que mais chegou perto de mim foi um curioso Leão Marinho, foi na Argentina, na cidade de Viedma, e confesso que me assustei muito. Desta vez achei que teríamos a prova cancelada, mas pelo que fiquei sabendo depois, era normal a visita de leões marinhos por lá, por conta da proximidade com o mar da patagônia, local onde eles se reproduzem. O leão marinho ficou lá querendo ver o que estava acontecendo, brincando com a gente, por uns quinze minutos e depois seguiu o caminho dele.
Enfim, como podem ter percebido, nunca cruzei o caminho com nenhum tubarão, que é o medo de 100% das pessoas que nadam no mar. E todos esses outros animais que encontrei estavam apenas no seu lugar e no seu próprio mundo. Sempre digo que os animais sentem mais medo de nós do que nós deles, o barulho que fazemos quando nadamos em “cardumes” é enorme, somado ao barulho dos barcos de apoio da prova, espanta todos eles.
Será que alguém ai já nadou com outro animal marinho? Beijinhos da Poli.