Fala galera, o post de hoje será feito pelo meu marido/treinador, Ricardo Cintra. Foi com ele que conquistei minhas maiores conquistas, fui campeã mundial na prova de 10km, medalhista olímpica, campeã do circuito mundial, entre outros títulos. Espero que gostem.
O treinamento para uma prova de 10km é complexo, assim como nadar essa prova é também complexa. Dentro do planejamento de treinos, o professor deve incluir todas as zonas de intensidade, além do treinamento de força. Se você está começando a treinar com esse objetivo, saiba que não existe segredo para o sucesso de uma prova como esta. Existe treino! E muito!!! Para a preparação da Poliana, chegamos a treinar 20km no dia, mas o objetivo dela era ser medalhista olímpica. Os treinos e planejamentos para o atleta amador é diferente, até em razão da vida corrido deste atleta, que precisa se equilibrar entre treinos, trabalho e família.
Então qual é a fórmula? Paciência e constância. O ideal é que o atleta nade todos os dias, mas é possível também fazer um planejamento para aquele atleta que só tem, por exemplo, três treinos na semana, porém esse último vai demorar mais tempo para atingir o auge da sua performance.
É possível fazer uma prova de 10km, com um menos de um ano de treinamento, porém, cada caso precisa ser avaliado individualmente, e a melhora do atleta dependerá muito mais dele do que de qualquer outra pessoa. Dedicação e foco é tudo o que precisamos para que esse atleta possa atingir seu objetivo com os treinos propostos.
As zonas de treinamento aplicadas dentro do macrociclo do atleta serão: Aeróbico 1, Aeróbico 2, Aeróbico 3, Anaeróbico, fazemos ainda potência, velocidade e treinos de força. Ou seja, é necessário se trabalhar o atleta como um todo, passando por todas as intensidades no caminho dele até seu objetivo final.
Os treinamentos são basicamente em piscina, porém é importante também que se treine em águas abertas esporadicamente. Se o atleta morar longe do mar/ rio, pode-se planejar uma viagem em alguma prova- treino, para que ele tenha contato com as diferenças e dificuldades de se nadar em águas abertas.
Sobre o volume de treino, tudo vai depender da disponibilidade de tempo do atleta. O ideal é que o volume esteja na casa mínima dos 15km semanais para que o atleta consiga completar a prova em menos de 1 ano de treinos específicos. Ele pode até não conseguir nadar muito durante a semana, se ele conseguir complementar um treino longo de fim de semana.
Bom, como vocês viram, cada caso deve ser estudando individualmente, mas independente de como é a agenda ou condicionamento do atleta amador, sua dedicação e disciplina é o que o fará chegar a completar sua prova de 10km.
Abraços, Ricardo Cintra
Comentários não permitidos.