Talvez uma das coisas que mais assuste e afaste potenciais nadadores de entrar em águas abertas esteja no risco de afogamentos. É claro que isso pode acontecer, mas vai depender também de quão preparado e atento você vai estar às mudanças que o mar pode trazer. Ele é imprevisível!
Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas para você ficar mais atento quando for ao mar e que te deixem mais tranquilos caso você se afogue (mas torcemos muito para que isso não aconteça!). Assim, desde os mais experientes até os iniciantes na natação poderão aproveitar dos benefícios que o esporte em águas abertas traz.
Procure sempre um salva-vidas
Independente da força do mar em que você for nadar, é sempre bom estar de olho e saber se existe na praia algum salva-vidas pronto para te ajudar caso aconteça alguma coisa. Mesmo sabendo nadar há anos, nunca se sabe o que pode acontecer em um treino. Desde uma cãibra até a virada do tempo, vários fatores influenciam na sua natação e podem te fazer ter um afogamento.
Por isso, sempre antes de entrar, converse com o salva-vidas da praia em que você está. Ele poderá te indicar os melhores caminhos, quais as condições do mar e das ondas para o seu treino. Assim, ele também o acompanhará em seu trajeto, mesmo que da areia e, caso aconteça algo, estará pronto para agir.
Respeite a sinalização
Assim como os salva-vidas vão te indicar o melhor local para seu treino e se as condições da água são propícias para isso, as placas de sinalização também cumprem esse papel.
Elas vão indicar, por exemplo, se a água é própria para banho, quais são as condições do mar, se há correntes fortes, buracos, pedras ou animais no mar. Tudo isso vai te ajudar a tomar a decisão se deve ou não entrar na água, correndo menos riscos de ter um afogamento.
Assim como o semáforo, as placas de sinalização seguem o mesmo padrão: quando verde, ela está em boas condições; quando amarela, é importante ter atenção; e quando é vermelha, o mais adequado é não entrar no mar.
Cuidado com a alimentação
Em outro texto aqui do blog, eu comentei sobre o que comer e beber antes dos treinos e das provas. Um dos motivos desse regramento também está na prevenção contra afogamentos.
Isso porque se alimentar com comidas pesadas faz com que a digestão seja mais lenta, precisando de mais sangue para realizá-la. E ao fazer exercícios pesados como a natação, a falta de sangue em regiões do corpo para auxiliar no processo digestivo pode levar a cãibras e desmaios. Por isso, antes de ir para o mar, é importante dar um tempo de sua refeição mais pesada, comendo apenas o necessário mais próximo do treino ou da prova. E não se esqueça de beber água!
Sem contar a contraindicação de se entrar no mar — não só no mar, como em piscinas também — após ter ingerido bebida alcóolica. O álcool deixa a pessoa mais suscetível aos riscos, não os avaliando e percebendo o que é perigoso ou não de se fazer. Sempre que tomar algo alcóolico, tome cuidado!
Não se desespere
A principal dica que eu posso dar em momentos de aflição no mar é: tente manter a calma e não se desesperar! Geralmente, quando algo está saindo do nosso plano, como é o caso dos afogamentos, tentamos agir de forma mais rápida possível. Mas fazer isso de forma desordenada pode piorar ainda mais a situação.
Ao ser pego por uma correnteza, por exemplo, você tem algumas opções: se for mais experiente, tente nadar de forma a ir ao encontro da areia, transversalmente à direção da corrente. Se você ainda não tiver tanta prática, mas já souber nadar, pode tentar primeiro nadar paralelamente à praia, para sair da correnteza e, depois disso, ir em direção à areia.
Uma outra opção, mais indicada para quem ainda está começando na natação em águas abertas é, caso tenha algum problema, tentar flutuar e acenar para que o salva-vidas ou alguém preparado possa te ajudar nesse momento.
Agora que você tem um panorama geral de como agir com segurança e evitar afogamentos, por que não tentar superar o mar e, de quebra, participar de um dia tão especial? A Travessia Poliana Okimoto aguarda você nas águas de Bora Bora! E podem ficar tranquilos, caso alguma coisa aconteça na prova, uma equipe de pessoas treinadas e preparadas para te salvar estará de prontidão.