Não existe uma técnica perfeita para nadar em águas abertas que seja adequada para todas as pessoas. A técnica de natação para travessias aquáticas depende de diversos fatores, como a condição física do nadador, o vento, a direção das ondas, a temperatura da água e a distância a ser percorrida.
Porém, existem algumas dicas gerais que podem ajudar os nadadores a melhorar sua técnica em águas abertas, como:
– Mantenha uma boa posição corporal: Mantenha o corpo alinhado e a cabeça voltada para frente para garantir uma boa hidrodinâmica e facilitar a respiração. Faça trabalho de abdominal e core para ajudar na sua flutuabilidade e posição corporal dentro da água
– Trabalhe sua técnica de braçada: Pratique uma braçada eficiente que não gere esforço desnecessário e utilize a força do corpo para ajudar na propulsão.
– Ajuste sua respiração: Adapte sua respiração às condições da água e do clima, respirando pelo lado que oferece menos resistência. Além disso use a respiração frontal para se orientar durante seu percurso
– Use equipamentos adequados: Trajes de neoprene podem te ajudar a manter o corpo aquecido e o óculos de natação adequado além de proteger seus olhos, melhorar sua visibilidade.
– Conheça o percurso: Antes de começar a nadar, é importante que você conheça o percurso da prova ou treino, desta maneira você consegue traçar a melhor estratégia de prova.
Lembre-se de que, além da técnica, a natação em águas abertas requer preparação física, mental e emocional, assim como um bom planejamento e equipamentos adequados.
Nosso próximo encontro será dia 04 de junho, na Represa Guarapiranga.
Venha se aventurar junto conosco. Esperamos vocês lá.