Esse texto é feito em especial para todos aqueles que vão participar da Travessia Poliana Okimoto que teremos na praia de Bora Bora, no dia 04 de dezembro. Antes ou depois da prova, você sabe o que fazer em São Sebastião?
É por isso que hoje eu vou trazer algumas sugestões de passeios e lazeres para fazer além da TPO e aproveitar a linda cidade!
1 – Praias
Contando Bora Bora, são 36 o número de praias em São Sebastião e, com certeza, tem alguma que se adeque ao seu estilo e momento.
Se você está em busca de tranquilidade, uma boa opção é a Praia da Juréia. Com apenas 600m de extensão e localizada em uma área cercada pela Mata Atlântica, pode-se encontrar paz e sossego na areia branca da praia. Por estar em uma área isolada e com menor movimento, não possui quiosques. Então lembre de levar alguns snacks e água para recuperar pós-prova!
Se procura um lugar um pouco mais agitado, mas com boa infraestrutura de barracas, bares, restaurantes, sugiro a Praia de Juquehy. Além disso, os 3,5km de extensão permitem com que se encontre um lugarzinho para ficar tranquilo na areia.
Mas se quiser curtir com a família, principalmente se estiver com a criançada, a Praia de Barequeçaba é uma ótima alternativa. Barê, como é carinhosamente chamada, possui uma longa faixa de areia e a água calma do mar permite a prática de várias atividades com os pequenos.
Para quem vai a dois, existe um lugar bem romântico para se estar em frente à Praia de Boiçucanga. Depois de passar o dia na areia, a Praça Pôr do Sol é um lugar extremamente romântico e sempre procurado para contemplar o final do dia.
2 – Centro Histórico
Uma das formas de se conhecer uma cidade é por meio de sua história. E a de São Sebastião é uma das mais importantes do país nesse sentido. Além de ser a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo, foi um dos primeiros povoados portugueses no Brasil.
E para conhecer ainda mais essa rica história, é possível encontrar dois prédios tombados como patrimônio histórico no centro da cidade. São sete quadras e os imóveis da Capela de São Gonçalo e residências, a Cadeia Pública, a Igreja Matriz, a casa térrea à Rua Antônio Cândido e o edifício do Grande Hotel
Perto, há ainda o Sítio Arqueológico São Francisco, outro lugar repleto de história em São Sebastião. Com cerca de 2 séculos de história e escavações que chegam até os 200 metros de altitude, é um passeio pela história da sociedade e do nosso país.
3 – Mirante da Praia de Maresias
Entre Boiçucanga e Maresias, em uma das curvas da Rio-Santos, está a entrada para o Mirante da Praia de Maresias, uma vista que vai tirar o fôlego de quem visita!
A visão mais clássica dessa praia se encontra no mirante, em que se pode apreciar toda a extensão da Praia de Maresias — do Canto do Moreira até a Barrinha. Dali, é possível ver as ilhas da região, a imensidão de todo o mar e as montanhas. Isso sem contar a Mata Atlântica do morro, que complementa o visual incrível.
Só vendo para entender a imensidão e a beleza local!
4 – Ilhas
Protegidas pela Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), as ilhas de São Sebastião são uma ótima opção para uma escapadinha das praias e conhecer belas paisagens do litoral paulista.
Saindo das areias do continente, os destinos são o arquipélago D’as Ilhas, na Ilha das Couves, na Ilha dos Gatos ou na Ilha Montão de Trigo, o passeio paradisíaco é garantido. De barco ou de lancha, ir para uma delas será uma grande experiência e, se tudo der certo, com a primavera chegando no verão no dia da TPO, curtir um belo dia de sol e tranquilidade.
5 – Cachoeiras e Trilhas
Se você é do estilo mais aventureiro, São Sebastião também te dará boas doses de adrenalina e diversão. Dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, há a trilha para a Cachoeira do Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, com 3 quedas d’águas. Para chegar nas duas primeiras — Pedra Lisa e Hidromassagem —, o caminho é um pouco mais fácil. Já a terceira, chamada de Samambaiaçu, precisa de um pouco mais de atenção e experiência nesse tipo de caminhada. Se possível, o acompanhamento de um guia é recomendado.
Outra indicação é a trilha da Praia Brava, bem tranquila e que não precisa de guia. Ela te levará para um paraíso preservado, de areia branca e mar azul cristalino. Apesar dos 4km de extensão da trilha, chegar é o mais fácil, pois é toda em descida. A grande questão é que se desceu, a volta é em subida, então é necessário planejamento. Essa praia também não tem quiosques ou comércio, então é importante levar alimentos e água para ter enquanto estiver lá.
6 – Gastronomia
Mas se bater a fome depois da prova — e eu sei que bate —, opções para fazer uma boquinha pela região não faltam. Se busca uma cozinha caiçara, tem o Taioba Gastronomia, localizado na região de Camburi. Como o próprio nome já ressalta, grande parte dos pratos são acompanhados pela hortaliça, tendo como prato principal peixes e frutos do mar.
Com um clima mais intimista, o Acqua traz uma variedade de pescados, frutos do mar e risotos, também em Camburi. Pode ser uma ótima opção para ir a dois ou para um jantar chique.
7 – Vida Noturna
Agora, se você é do time que gosta do agito da vida noturna, tem algumas opções para se divertir. Para curtir uma música eletrônica, o Sirena, em Maresias é uma das opções mais conhecidas. Já na Praia Preta, o Banana’s Beach Club é uma ótima pedida, com um ambiente bem descontraído e presença de DJs.
Agora, se você preferir música ao vivo, o Chopp com Escama, em Juquehy, recebe bandas às sextas e sábados no melhor estilo pé na areia. Também tem o Santo Gole como opção aos roqueiros.
Mas lembra hein, não vai se esbaldar na noite anterior e não fazer a prova!! Ou vai de levinho ou primeiro dá um show na Travessia e, depois, aproveita os shows da noite são sebastiana.
Agora só falta você garantir sua presença na TPO e, depois, aproveitar todas essas e muitas outras atrações incríveis da cidade.