Finalmente chegou o grande dia! Você está lá na areia, se enfileirando e se concentrando para escutar a buzina e dar a largada para a prova que você tanto sonhou. Dá até um arrepio só de imaginar!
Mas você sabe o que fazer e como agir no momento inicial da prova? Muitas vezes, a largada é crucial para o seu desempenho, podendo determinar o ritmo da prova e a posição nos pelotões. Só que não basta apenas pensar em ti, pois há uma série de fatores que podem atrapalhar esse momento.
Então mantenha a calma, concentre-se e saiba agora as melhores atitudes a se tomar quando for largar!
Cuidado com os outros!
A afobação ou a competitividade pode, às vezes, causar alguns acidentes na hora da largada e na entrada do mar. Isso porque, como todos largam ao mesmo tempo, em uma mesma direção, podem acontecer esbarrões ou chutes que podem desestabilizar quem sofreu e quem acertou. Claro que tudo sem querer, mas nunca é legal e pode acabar com o astral da prova.
Se você for iniciante, uma dica que dou é largar um pouco mais atrás das pessoas mais experientes. Isso vai te ajudar a não ter tanto contato físico com os outros atletas e impedir que tenha acidentes. Aos poucos, pegando o jeito e o gosto pelas travessias, você vai se posicionando de forma a estar próximo desse pelotão.
Mas é sempre bom lembrar: não tente revidar ou se irrite caso sofra um esbarrão, uma pernada ou braçada! A chance de ter sido sem querer é muito alta, pois todos estão fazendo o seu ritmo e trajeto. Se tudo estiver bem com você, tente levar na boa e continue a nadar!
Esteja preparado(a) para o soar da buzina!
Se você tem o objetivo de sair no pelotão da frente e esta posicionado na frente de todos na faixa de largada, esteja muito atento a contagem regressiva e apito da buzina. Caso contrário, poderá ser “atropelado” pelos atletas que estão vindo de trás.
E independentemente se você é iniciante ou não, esteja com seus óculos nos olhos e preparado para sua natação. A hora da largada não é hora para ajustar os óculos, eles devem estar organizados, testados, checados e rechecados para o grande momento.
Estude o percurso
A grande maioria das provas disponibiliza o mapa dos percursos com bastante antecedência. Aqui na Travessia Poliana Okimoto, costumamos divulgar mais de um mês antes da prova. Então busque esta informação, estude o mapa, esteja com ele em mente e visualize as boias da sua prova antes da largada, assim você fará a prova com muito mais tranquilidade e segurança.
Entenda o seu ritmo
Por estar com muitas pessoas ao seu redor, você pode querer já avançar e ir com todo o gás, acompanhando o pelotão principal. Você larga forte e, quando vê, já está cansado e sem ar em poucos minutos. Isso vai atrasar seu ritmo, sem contar o desespero que pode sentir pela falta de fôlego que esse esforço elevado te trouxe.
Não se preocupe em acompanhar o ritmo dos outros, lembre sempre do que você traçou para a distância em questão. Cada um tem o seu próprio ritmo, e é normal não estar no mesmo dos mais experientes.
Seguindo o seu plano de prova, sem pensar se está na velocidade dos seus companheiros, é muito provável que consiga desempenhar até melhor do que estava durante seus treinos. Quando entender o ritmo que deseja, se ainda assim perceber que pode mais, aí você consegue dosar melhor o quanto quer aumentar.
Agora que você já sabe algumas dicas de boas práticas na hora da largada, tanto para ajudar sua prova, quanto para a dos outros, está na hora de cair no mar! E se quiser aproveitar uma travessia linda, na Praia de Bora Bora, a Travessia Poliana Okimoto está de braços abertos para você largar na frente e participar!