Fala galera, este post é para você que vai fazer a primeira prova de águas abertas da vida. Então vem comigo aprender algumas dicas essenciais.
A primeira dica não poderia ser outra: Orientação no mar. Esteja atento as boias do percurso, estudo o mapa antes do dia da prova. A maioria dos eventos de maratonas aquáticas, divulgam o mapa da prova dias antes do evento, então estude o mapa, saiba a quantos metros estão uma boia da outra e em qual direção será o percurso em águas abertas.
No dia da prova, procure saber se houve alguma alteração no mapa da prova, pode acontecer de a organização mudar, então fique muito atento ao congresso técnico na hora da largada.
Quando o mar está mais alto, com algumas ondas, ou se encontrar neblina e até se tiver muita gente na sua frente, pode ser difícil você enxergar a boia, então se previna e procure alguma coisa na paisagem que possa te ajudar a se orientar, pode ser uma arvore diferente, uma capela no alto da montanha, uma barraca em destaque na praia. Mas lembre-se que estes pontos de referencia devem estar exatamente na direção de onde esta a boia no percurso.
Saiba boiar, você pode achar besteira, mas muitos atletas até de nível internacional não sabem boiar, e essa técnica é a técnica de salvamento aquático mais básica e que mais salva vidas no mundo. Então se caso sentir qualquer dificuldade, fobia, medo, lembre-se de respirar e boiar. Espere alguns minutos até se acalmar e tente novamente, caso você não queira mais continuar na prova, é só levantar a mão que algum resgate virá até você.
Saiba escolher a prova que você ira debutar nas aguas abertas, infelizmente nem toda prova é seria o bastante ou preza pela segurança dos atleta o bastante, então procure sempre um organizador sério e de renome para você estreiar no mundo das travessias.
Não coloque a carroça na frente dos bois, comece com uma prova curta para depois ir se desafiando mais e mais. Na Travessia Poliana Okimoto, temos uma prova especial para os iniciantes, de 500m, onde todos podem levar um acompanhante para dar um apoio durante toda a prova, pode ser seu professor, ou um amigo mais experiente.
Não queira começar com muita sede ao pote, em toda largada ficamos adrenalizados e ansiosos pelo inicio da prova, isso faz com que nosso coração bata em ritmo mais rápido, consequentemente fazendo nossa respiração aumentar e ficamos mais ofegantes, portanto se você esta iniciando, pode sentir algum tipo de desconforto neste início, então comece mais devagar, para depois que diminuir a adrenalina inicial, você possa aumentar seu ritmo e terminar a prova bem.
Esteja sempre atento as pessoas a sua volta, por estarmos em ambiente aberto e sem as raias da piscina para separar os atletas, muita gente tem dificuldade de nadar reto, e pode haver algum choque com esses desavisados. Portanto seja você aquele que está atento, assim previne de se machucar e de machucar e atrapalhar outras pessoas.
Espero muito ver todos vocês estreiando nas provas de maratonas aquáticas com o máximo de segurança e que possa curtir muito cada minuto da prova. Venham me ver em alguma das Etapas da Travessia Poliana Okimoto, eu toda minha equipe teremos o maior prazer em receber todos vocês.
Beijos da Poli
Comentários não permitidos.